Quando iniciamos uma estratégia para divulgação dos negócios online, surgem várias dúvidas. Como destacar a minha empresa dos concorrentes? Será que o básico funciona ou é preciso fazer mais? O meu negócio realmente precisa de um site? Qual a importância de anunciar no Google? Como investir em marketing digital e obter o resultado desejado?

Se você é empresário e está buscando alternativas para o seu negócio aparecer no mundo digital, já deve ter se deparado com alguma dessas dúvidas. Ou até mesmo todas, não é mesmo? Afinal, o marketing digital é uma opção relativamente nova no mercado e nem sempre podemos contar com um apoio especializado na área.

O fato é que a divulgação de negócio na internet é um quesito imprescindível para o sucesso nos dias de hoje. Afinal, é na rede que as pessoas começam a sua busca por produtos e serviços que utilizam no dia a dia, até mesmo aqueles mais comuns.

E quando o acesso a site e blogs institucionais se torna cada vez mais simples, como se destacar? Como atrair mais clientes e aumentar suas vendas?

Separamos quatro dicas para garantir a presença online do seu negócio e garantir resultados cada vez melhores para a sua empresa. Quer saber mais? Continue a leitura!

Google meu negócio

 

Resultado de imagem para google meu negócio

 

A primeiríssima medida que você precisa tomar para divulgar seu negócio na internet é colocá-lo no mapa! Afinal, as pessoas sabem que ele existe, que está naquele local na hora que elas precisam? O Google Meu Negócio vai contar isso a elas.

Vamos imaginar a situação hipotética de que uma pessoa teve um problema com o cabo de alimentação de seu notebook, e você vende esse produto. Dá para ter uma ideia de que a pessoa sabe que, assim que a bateria acabar, sua vida virará um caos!

Adivinhe o que ela vai fazer? Procurar o fornecedor, de preferência o mais próximo! É justamente aí que entra o Google Meu Negócio. Ela vai fazer a busca na internet e a sua loja vai aparecer bem no início da página, ao lado direito, em uma posição de destaque.

E não é só isso: o consumidor visualizará a foto do estabelecimento, o mapa para chegar lá, informações de contato como telefone, horário de funcionamento… Tudo o que ele precisa para correr na loja e resolver seu problema imediatamente!

Redes sociais

 

 

Responder a pergunta “onde está o cliente” nunca foi tão fácil. Hoje, as pessoas podem estar fisicamente em lugares muito distantes, mas praticamente todas estarão on-line, utilizando redes sociais.

O Brasil é simplesmente o líder mundial no tempo gasto em redes sociais. O tempo que nós gastamos com elas é 60% maior que a do resto do planeta, e o Facebook é o campeão de acessos. Então, é lógico que a sua empresa precisa estar lá!

Mas para fazer bonito, é importante usar esse meio de forma correta. Se você encher a sua página de banners de promoções e anúncios, dificilmente terá a atenção que quer. Utilize suas redes para divulgar conteúdo de qualidade, relevante para o público.

Mais que isso, lembre-se de que as pessoas que utilizam as redes sociais querem um relacionamento — com as outras pessoas e com as marcas. Por isso, promova a interação. Responda comentários de forma cortês e bem-humorada, criando uma imagem compatível com a que a sua empresa quer passar.

Além disso, você pode pagar para obter publicidade nas redes sociais. Elas permitem a criação de um anúncio que será exibido para um grupo de usuários específico, de acordo com o seu interesse — isso se chama segmentação do público-alvo.

Então, se a sua empresa vende cosméticos e maquiagem, a rede social mostrará seu anúncio para o público que mais consome esse tipo de produto: mulheres, em uma faixa etária que você vai definir; e se a sua loja não tem e-commerce, apenas para os usuários próximos do seu estabelecimento.

Blog corporativo

 

 

E por falar em conteúdo relevante, uma ferramenta indispensável no marketing digital é o blog corporativo. Ele tem muitas funções, e as principais são:

  • fazer a sua empresa ser vista como uma autoridade no assunto;
  • contribuir para que a sua marca seja lembrada pelo consumidor;
  • ajudar o cliente a identificar suas necessidades e ver seu produto como a solução;
  • conduzir o consumidor ao longo do funil de vendas;
  • filtrar, entre tantos interessados, os possíveis compradores do produto;
  • aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, que abordará apenas os leads qualificados e preparados para a compra.

Nesse blog, você divulgará conteúdos de interesse do seu público-alvo. Vai tirar dúvidas, mostrar que compreende as necessidades e apontar soluções. Acredite, essa é uma estratégia imperdível.

Google AdWords

 

Resultado de imagem para GOOGLE ADWORDS

 

Se você já seguiu as outras dicas, está no caminho certo para construir uma boa presença na internet e atrair clientes. Agora, só falta colocar a sua empresa lá nos primeiros resultados de busca do Google. Uma das opções para isso é o AdWords.

Trata-se da plataforma de anúncios do Google e ela é super importante para o crescimento de um negócio. Sabe por quê?

Isso acontece porque quando um usuário da internet digita uma palavra-chave no Google, os primeiros resultados que aparecem são justamente esses links patrocinados. Eles surgem no topo tanto no computador quanto em smartphones ou tablets.

Dessa forma, o Google consegue reunir o peixe e a isca rapidinho: ele mostra o seu produto (ou a sua loja) para a pessoa no exato momento em que ela está procurando por esse tipo de serviço ou mercadoria. Não é perfeito?

Outra vantagem de anunciar no AdWords é que a plataforma permite que a sua empresa veicule anúncios de formatos diferentes. Eles podem ser exibidos em forma de banners ou vídeos, por exemplo.

Uma característica adicional desse serviço é a possibilidade de anunciar seus produtos em sites que falam do assunto referente ao seu campo de atuação. Por isso, mesmo que o leitor não esteja procurando o produto ou serviço naquele momento, ele é mais suscetível à compra. Quer alguns exemplos?

O dono de uma loja de suplementos pode anunciar em sites conhecidos que falam de boa forma. Percebeu como os leitores daquela página são exatamente seu público-alvo? Ou uma seguradora exibe seus banners em páginas que abordam o tema carros, e assim por diante.

Portanto, o AdWords é uma ferramenta espetacular para conquistar clientes, aumentar suas vendas e cumprir seu maior objetivo: fazer seu negócio lucrar e crescer!

Gostou destas dicas? Quer saber mais? Contate-nos!