Como é sabido, as redes sociais se fortalecem cada vez mais e as marcas precisam se posicionar de forma constante e efetivamente conectada com seu público. O objetivo é não só aumentar seus seguidores e, consequentemente, potenciais clientes, como também obter engajamento, ou seja, usuários que de fato assimilem a sua mensagem e interajam com a sua marca.

Para obter uma boa performance, é fundamental entender cada uma dessas redes, assim como saber se posicionar, pois cada qual possui a sua “personalidade”. Ou seja, existe um modo mais adequado de alimentar as suas contas de acordo com a rede social correspondente. Vamos falar um pouco mais sobre isso!

Qual a personalidade de cada rede?

 

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FACEBOOK: É possível ter um perfil no Facebook. Dentro deste perfil é que se criam as famosas FanPages. Ou seja, uma página para a sua marca ou negócio. Se no seu perfil você é livre para publicar fotos pessoais,  pensamentos, notícias, etc..a Fanpage tem como propósito compartilhar publicações relacionadas ao seu negócio que podem ser interessantes para os seus seguidores. E isso, claro, varia de acordo com o negócio e o público alvo.

Se você é uma padaria, que tal postar fotos dos pães saindo fresquinho do forno logo pela manhã? Promoções para o café da tarde; imagens de pratos atraentes; receitas rápidas com ingredientes que podem ser adquiridos no seu estabelecimento; curiosidades interessantes como benefícios do café, do ovo, etc; banners promocionais e, por que não, até frases motivacionais?

A função da fanpage é divulgar, atrair, entreter e interagir com seus fãs. Também pode ser um canal de mensagens e avaliações dos seus fãs.

Além disso, existem os anúncios pagos do Facebook, onde é possível divulgar de forma segmentada, por exemplo, para seu bairro.

 

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TWITTER: Este microblog é muito usado como ponte para algo maior. Por exemplo, uma matéria. Você resume a sua matéria em 140 caracteres, adicionando o link para o tema que deseja divulgar.

Ainda pensando na padaria, imagine um tweet para uma matéria de um respeitado jornal dizendo porque os brasileiros estão indo mais à padaria. Indique conteúdos interessantes, interaja com outros usuários, participe da comunidade para que seu engajamento também gere seguidores engajados.

O objetivo não é falar da sua marca em si, mas divulgar assuntos relevantes e dinâmicos através de links que possam criar uma reputação para sua marca.

 

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INSTAGRAM: O foco do Instagram é especialmente imagem. Publicar ótimas fotos é o que tornará o seu insta interessante. Porém não publique fotos sem contexto. Respeite uma lógica e conte a história por trás da sua publicação.

Ainda pensando na padaria, entenda que em vez de postar apenas a foto de um sonho, seria muito mais interessante publicar a melhor foto do seu sonho com os dizeres “vem aqui descobrir porque esse é o melhor sonho da nossa padaria #sonhodossonhos” Que tal?

 

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PINTEREST: Se o Instagram é uma das redes sociais que mais crescem diante da interação com as fotos dos usuários, não se esqueça que o Pinterest também tem o seu valor.

Ao navegar pelo banco de imagens do Pinterest, o que se observa é o usuário arquivando as fotos que julgar mais interessante em suas pastas de ideias. Ou seja, a foto é a sua grande isca. Ao clicar na foto, o usuário pode ser redirecionado à página de seu site, blog ou até mesmo perfil em outras redes sociais.

Imagine qual não seria o potencial de alcance uma conta no Pinterest para essa padaria que estamos usando como exemplo neste post. Poderia criar arquivos com fotos atraentes de receitas ou dicas de cardápio para variar os lanches das famílias. Esses bancos de imagens poderá ser visualizado por usuários do Pinterest que acompanham justamente esses nichos:  receitas, dicas, e afins.

O Pinterest é ótimo para crossmedia, ou seja, a intercomunicação entre redes. Ao observarmos seu crescimento, não podemos ignorar todo o potencial existente.

 

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Google Plus não pode ser ignorado apesar de não observamos um engajamento tão dinâmico como no Instagram, por exemplo. Isso porque o objetivo do Google Plus é muito maior. O Google Plus visa entender o seu perfil e o perfil das suas comunidades.

Além disso, justamente por ser do Google, garante maior relevância dos seus posts nos resultados de busca orgânica.

Repare por exemplo quando um artigo é apontado com destaque nas pesquisas do Google, inclusive exibindo a foto do autor do artigo no Google Plus ao lado do resultado. Agora compare a impressão que um resultado da busca orgânica gera quando possui a foto do autor ao lado e quando é apenas mais uma sequencia de palavras como os demais resultados.

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YOUTUBE: Como sabido, o Youtube recebe cada vez mais visitantes e usuários, sendo um dos maiores buscadores de vídeo. Assim, é de esperar que sua marca só tem a ganhar caso decida alimentar um canal no Youtube.

E isso traz uma vantagem considerável pois por enquanto é muito mais fácil otimizar um vídeo no Youtube do que uma expressão no Google.

Logo, ao optar por criar um canal, planeje qual será o seu objetivo. Instruir atuais clientes? Atrair novos através de dicas relevantes? Divulgar vídeos sobre sua marca ou sobre seu negócio?

O vídeo precisa ser produzido com capricho, zelando por boa qualidade de imagem e audio. É necessário equipamento apropriado e profissionalismo na dose certa para que o seu canal não deponha contra sua marca.

 

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Linkedin vem sendo cada vez mais utilizado por profissionais pois essa é uma rede pensada especialmente no mercado e no corporativismo. Profissionais publicam suas qualidades/currículos, estabelecem network (rede de contatos profissionais), assim como Empresas reforçam seus valores e perfis através de uma alimentação que traduza a personalidade da marca.

Se você for alimentar uma conta no Linkedin como profissional, pense no que seus empregadores gostariam de encontrar nesta página caso estivesse em busca de uma pessoa como você?

Se você for alimentar uma conta no Linkedin como marca, pense qual tipo de mensagem seria interessante associar ao seu perfil. É muito válido expor informações de como a marca está inserida no mercado através de eventos, palestras, seminários, etc..ao mesmo tempo que promove conteúdo relevante através de links de parceiros ou de seu próprio blog/site

O que precisa ter em mente é que esta é uma rede social profissional, com um tom diferente, voltado a um público majoritariamente corporativo.

3 Dicas para alavancar sua performance nas redes sociais

 

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O que postar nas redes sociais? – Alavanque seus resultados

1 – Seja frequente

A proposta das redes sociais é que sejam atualizadas.

Por isso, todas as redes precisam ser atualizadas impreterivelmente todos os dias.

Isso dará mais presença à sua marca, estendendo seu alcance e potencializando as chances de maior engajamento.

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O que postar nas redes sociais? – Seja frequente!

2- Seja humano

Quem já não ouviu que as pessoas não gostam de falar com “coisas”, mas sim com “pessoas”

Logo, em vez de focar apenas na sua “marca”, mostre o lado humano de quem está por trás dela.

Isso tende a criar muito mais conexão e legitimidade para suas contas nas redes sociais

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O que postar nas redes sociais? – Seja humano!

3 – Compartilhe o que realmente vale a pena

Tenha uma estratégia. Defina seu público e estude o que realmente é interessante e relevante para sua audiência.

O objetivo é que suas publicações sejam compartilhadas e, para isso, é preciso oferecer conteúdo de valor.

Não publique apenas por publicar, mas sim por notar uma importância, um impacto emocional, uma imagem que cative, ou uma informação que o orgulhe. Portanto, seja responsável e criterioso com suas publicações 😉

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O que postar nas redes sociais? – Seja criterioso

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