Transformação digital nas empresas: como fazer essa mudança acontecer

Você já ouviu falar sobre transformação digital? Este termo se popularizou muito nos últimos tempos entre os empreendedores, mas será que todos sabem realmente do que se trata? E, mais importante ainda, será que sabem como aplicar esse conceito?

Partindo do princípio, falaremos sobre o que é transformação digital e, em seguida, sobre como as empresas estão se preparando e modificando o seu modo de operar. Confira!

 

Afinal de contas, o que é transformação digital?

 

É possível afirmar que a digitalização e as novas tecnologias chegaram para ficar e já fazem parte do nosso dia a dia, pois não existe mais divisão entre mundo online e offline, estamos sempre nos nossos smartphones, o tempo inteiro conectados. Pensando nisso, uma empresa que não se adapta a essa nova realidade não tem outra possibilidade que não a de ficar para trás. E, caso esse raciocínio não seja o suficiente para te convencer, existe uma pesquisa da consultoria Accenture que diz que empresas que entendem a transformação digital são 26% mais lucrativas.

Certo, mas então o que é essa transformação?

Simplificando, podemos dizer que é o processo de incorporar tecnologias digitais aos processos da empresa para solucionar problemas tradicionais.

 

Certificado Digital

Certificado Digital pode servir de exemplo como tecnologia que até a alguns anos não era nem pensada e hoje se tornou indispensável. Com ele, as operações realizadas online se tornam autênticas, confiáveis e seguras, tendo, inclusive, validade jurídica. Alguns dos benefícios da transformação digital são melhor atendimento, maior velocidade das atividades e até mesmo economia.

 

Como as empresas se adaptam à transformação digital

Existem três pilares para a transformação digital: experiência do cliente, automação de processos e transformação do modelo de negócio. A seguir, vamos falar mais detalhadamente sobre cada uma delas.

 

1º Pilar: Experiência do cliente

Todo bom empreendedor entende que o foco do negócio deve ser o cliente — e isso não muda com a transformação digital. A relação com o cliente, nessa nova realidade, é intensificada e modificada, deixando de ter apenas um foco comercial.

Com a digitalização dos processos que envolvem o cliente, fica mais fácil entendê-lo. Mais do que uma ideia ampla, podemos medir se as redes sociais, o site e o blog têm um público maior feminino ou masculino, de que região essas pessoas são, a idade delas, por qual dispositivo costumam acessar esses pontos de contato, quais são os interesses delas e mais.

Tudo isso é insumo para trabalhar uma melhor experiência do cliente em todos os momentos da jornada de compra, até mesmo no pós-venda, tornando-o um cliente fiel.

 

2º Pilar: Automação de processos

A automação de processos é positiva para todos: para o funcionário que não precisa mais fazer aquelas tarefas “chatinhas” e repetitivas, para o cliente que tem tudo mais rapidamente em mãos e para o empresário que vê mais dinamicidade nos processos e o retorno sobre o investimento.

Para quem não sabe, automação de processos é, basicamente, pegar tarefas que eram realizadas manualmente por pessoas e transformá-las em tarefas feitas automaticamente por máquinas. Com a digitalização, isso se tornou muito mais comum, pois existem cada vez mais tecnologias que automatizam atividades.

São diversas as áreas que podem se beneficiar da automação de processos durante a transformação digital, desde o marketing à logística.

 

3º Pilar: Transformação do modelo de negócio

A transformação digital não é só assinar os planos anuais de algumas ferramentas digitais. Para fazer funcionar, é necessário que haja uma transformação profunda no negócio, focando em inovar e investindo totalmente no digital.

Para isso, é essencial que todos estejam alinhados e informados e que haja muita pesquisa a princípio e treinamentos mais adiante. As mudanças serão muitas, mas valerão o esforço no final.

Está querendo implementar a transformação digital no seu negócio? Tem dúvidas? Contate-nos!