No máximo 600 pixels de largura? Conheça mais sobre as dimensões de e-mail marketing e descubra se existe um tamanho ideal neste post!

Um tamanho de Email Marketing ideal é 600 pixels de largura, tamanho que se adapta melhor na maioria dos serviços de e-mail e no celular. O tamanho ideal de imagens é até 100 kbs por imagem e 500 kbs somando todas.

Fazer o disparo de uma campanha de Email Marketing é um processo que envolve muitas dúvidas. E com as dimensões do e-mail não é diferente.

Será que está largo demais e não vai ficar bem em dispositivos móveis? Ou não tem problema e é possível ousar um pouco mais? Se já teve essa dúvida, esse post é para você! Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre tamanho de e-mail marketing.

 

Largura do e-mail: a regra dos 600 pixels de largura

Antes dos dispositivos móveis surgirem, o e-mail era uma ferramenta acessada pelo desktop, que ditava as melhores práticas. As telas de computador tinham resolução baixa. Foi nessa época a ideia de que um e-mail não deveria ter mais de 600 pixels de largura.

E por que esse número?

Esse era o tamanho usado por provedores de e-mail como Hotmail, Yahoo! e Outlook, os mais comuns da época. Para ter uma ideia, o Gmail ainda nem existia. Assim, desenvolvedores tiveram que escolher uma largura que se adequasse a todos os tamanhos de telas de baixa resolução existentes e o tamanho acabou sendo adotado para que os emails pudessem ser lidos sem a necessidade de rolar para os lados.

Mas, se hoje os formatos disponíveis de dispositivos móveis são bem mais variados e há telas mais largas e com qualidade superior, por que ainda se fala muito sobre a regra dos 600 pixels de largura?

É que ela continua servindo para que profissionais de marketing tenham certeza de que o email seja completamente exibido. Se você usa o Outlook no modelo de três colunas, por exemplo, a área de visualização das mensagens continua sendo bem pequena.

Existe uma largura padrão de e-mail?

Atualmente, não existem padrões universais que regulamentem tamanhos ideais de e-mail. Mas já existem emails responsivos, que se adaptam a diferentes telas.

A maioria das empresas envia emails com largura entre 600 e 700 pixels, mas algumas também fazem experimentos com formatos mais largos.

Peso das imagens

O tamanho aceito pelos provedores de e-mail é pequeno: 100kbs por imagem única e, somando-se todas as imagens presentes no e-mail, de 500kbs. Assim, se você enviar uma newsletter longa, por exemplo, é provável que acabe indo parar no spam. Por isso, é importante colocar poucas imagens e reduzir o tamanho delas.

Se você está desrespeitando essas regras, é bem possível que tenha problemas em suas taxas de entrega de e-mail.

Tamanho do assunto

Quando falamos de tamanho de e-mail marketing precisamos falar também sobre o assunto.

O ideal, segundo pesquisas, é que o assunto tenha entre 20 e 41 caracteres. Se forem mais longos que isso, serão cortados em visualizações mobile e provavelmente não terão destaque junto à imensidão de outros emails na caixa de entrada do destinatário.

Preocupar-se com o tamanho dos seus emails é uma maneira de garantir que eles sejam entregues para os usuários.

Tamanho do preheader

O preheader é a primeira frase à direita do assunto do e-mail. Você tem a possibilidade de incluí-lo em alguns provedores de e-mail, como no Gmail, por exemplo.

O tamanho do preheader vai depender do tamanho do assunto. Quanto mais longo o assunto, menor precisa ser o preheader e vice-versa. Com esta ferramenta você pode testar e pré-visualizar como ficaria seu preheader em vários dispositivos.

Preocupar-se com o tamanho dos seus emails é uma maneira de garantir que eles sejam entregues para os usuários.

Surgiram dúvidas sobre o assunto? Quer saber mais? Contate-nos!