Qual a diferença entre Hospedagem e Construtor de Site?

Saiba qual alternativa é a ideal para o seu projeto

Se você está pensando em criar um site para o seu negócio, é bem provável que já tenha pesquisado bastante e até conheça algumas soluções como WIX, UOL, WordPress, que lhe ajudam a colocar sua empresa na internet, como a hospedagem e o construtor de sites.

Mas você sabe a diferença entre eles? E qual é o ideal para o seu negócio? Abaixo, nós o ajudaremos a decidir. Confira:

Hospedagem de sites

Hospedar-se em um quarto de hotel significa pagar para poder ocupar um espaço durante um período de tempo, certo? Pois bem, para funcionar, os conteúdos online – como blogs, sites e lojas virtuais – precisam ser alocados dentro de um grande computador chamado servidor. Contratar uma hospedagem de sites significa alugar um espaço dentro de um servidor para guardar todas as informações das suas páginas.

A hospedagem funciona tanto como uma pasta online, que contém todas as informações do seu site, inclusive os dados administrativos aos quais só você tem acesso, quanto como uma plataforma extremamente versátil, que você pode usar para começar a criar o seu site. Para isso existem várias plataformas que você pode instalar na hospedagem, como o WordPress, que é uma das ferramentas mais conhecidas para criação de blogs e sites, e o Magento, especializado em e-commerce.

Se você não tem nenhuma experiência em criação de sites nem um profissional de tecnologia para criar o projeto para você, pode encontrar um pouco de dificuldade para fazer isso no começo. Nesse caso, é melhor optar pela opção abaixo.

 A Haniger possuí planos de hospedagem que cabem no seu bolso, entre em contato e veja qual a melhor opção para você.

Construtor de sites

Eles são ideais para quem precisa criar um site em pouco tempo e não tem conhecimento em TI ou web design. Com sistemas simples e intuitivos, você mesmo pode criar páginas, adicionar textos, fotos, mapas e vídeos, sem dificuldades e com modelos prontos e editáveis.

Para ir ao ar, o site criado por um construtor também precisa estar hospedado em algum servidor. Mas nesses casos, geralmente, não é preciso se preocupar, pois a hospedagem já está incluída no pacote.

Como são criados para ser simples de construir e administrar, os sites feitos com construtores de sites podem não ter toda a flexibilidade e os recursos de outro criado do zero na hospedagem.

Isso faz com que a grande diferença da hospedagem e dos construtores de site seja que, além de a primeira ser uma plataforma e a segunda uma ferramenta, a hospedagem se comporta como uma tela em branco, uma plataforma onde você pode criar o que e como quiser, desde que tenha um pouco de conhecimento ou um profissional para desenvolver o seu projeto. Enquanto isso, o construtor de sites é um instrumento pensado para quem quer algo mais simples e rápido, no qual a criação pode ser bem mais limitada.

Antes de escolher entre uma hospedagem convencional e um construtor de sites, avalie quais são os seus objetivos com o seu site, se você tem ou não alguém que possa desenvolvê-lo e não deixe, também, de consultar os outros produtos da Haniger!