O crescente número de dispositivos móveis aliado à necessidade de mobilidade das pessoas exige uma mudança de postura por parte das empresas. Saiba mais!
Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mês de abril, o celular se tornou, pela primeira vez, o principal aparelho de acesso à internet nos domicílios brasileiros, superando os microcomputadores. Graças a grande popularização dos smartphones, o número de acessos via aparelhos mobile saltou de 16,8 milhões em 2013 para 29,6 milhões em 2014, representando 80,4% de acessos feitos por celular, contra 76,6% via computadores convencionais.
Em relação aos lares conectados à internet, a pesquisa do IBGE mostrou ainda que 21,9% dos acessos nos domicílios eram feitos por tablets. No país, o número de pessoas com telefone móvel para uso pessoal era de 136,6 milhões em 2014, correspondendo a 77,9% da população (com 10 anos ou mais).
Após quase dois anos em que a pesquisa foi realizada, o número de smartphones e acessos via dispositivos móveis nos lares brasileiros não deve ter recuado, concorda?
O crescente número de dispositivos móveis aliado à necessidade de mobilidade das pessoas exige uma mudança de postura por parte das empresas, caso elas ainda pretendem ser competitivas no ambiente digital. Investir em um site com design responsivo pode ser a solução para que o seu público tenha uma grande experiência de navegação em seu site.
Mas afinal, o que é um site responsivo?
Até pouco tempo atrás bastava um site funcionar em Internet Explorer com resolução máxima de 1024×768 pixels que tudo estava resolvido. Neste novo contexto dos navegadores e várias resoluções, o site responsivo ou com layout responsivo é projetado para se adaptar em todos os tipos de dispositivos (PC, smatphone e tablet), mantendo um design agradável visualmente, interativo e marcante para quem visita seu site.
Um layout de um site responsivo muda a disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido, mesmo em smartphones com telas que não são tão grandes. Essa abordagem é ótima para a experiência de navegação dos usuários, pois não existe algo mais chato do que ter que ficar dando zoom e arrastar a tela por todos os lados para conseguir ler uma simples notícia, sem contar que os botões dos menus ficam desajustados. Preencher cadastros é quase impossível quando estes sites não possuem layout adaptado para o mobile.
Interferência nos resultados do Google
Desde abril de 2015, a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornou um fator de classificação nos resultados de buscas feitas no Google a partir desses dispositivos. Isso quer dizer que além de disponibilizar uma ótima experiência de navegação, seu site estará adequado aos buscadores, aumentando sua relevância em relação à concorrência.
Não deixe de ter um site responsivo!
Amplie o alcance do seu negócio, ultrapasse as barreiras geográficas e tecnológicas e coloque sua empresa frente a frente com seus clientes, sem obstáculos. Se você ainda não tem um site preparado para uma plataforma mobile, a Clickweb pode te ajudar a solucionar esse problema.
Visite nosso portfólio e conheça alguns de nossos clientes que já possuem sites responsivos.