O que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso?

Eu vou contar um segredo para você: os e-commerces vão continuar conosco. Na verdade, 96% dos americanos preferem comprar on-line. Noventa e seis por cento! E por que não? Quando você pode procurar produtos no conforto da sua cama, comprar algo com o clique de um botão e esperar que ele seja enviado rapidamente (e às vezes de graça), não é difícil ver porque tantos clientes estão recorrendo ao comércio eletrônico.

 

É por isso que você precisa saber como vender on-line. E se realmente quiser se dar bem, precisará de um bom site.

 

Se você é um pequeno empresário que deseja competir com milhões de varejistas em todo o mundo, é necessário configurar uma loja on-line.

 

Se você está apenas começando ou já tem uma loja física, pode vender produtos on-line para levar sua empresa ao próximo nível. Não sabe como iniciar uma loja on-line? Nós vamos te ajudar nessa!

 

Neste guia abrangente sobre o sucesso do comércio eletrônico, abordaremos tudo o que você precisa saber para vender itens on-line, desde as ferramentas necessárias para começar até como medir o sucesso depois que sua loja estiver em funcionamento.

 

Vamos lá!

 

 

Começando uma loja – o que você precisa para saber como vender on-line

 

Para perceber todo o potencial do seu site, siga nossas etapas para ter sucesso na venda on-line:

 

1. Obtenha uma licença comercial

 

Você precisa de uma licença comercial para operar uma loja on-line e vender itens on-line? A resposta é: talvez. Como a maioria das coisas no mundo de hoje, há burocratização envolvida.

Sua localização pode ditar o tipo de licença que você precisa, mas, como regra geral, mesmo que você esteja operando em sua própria casa, provavelmente precisará de uma licença para vender. Faça sua devida pesquisa e confira os regulamentos exigidos para evitar gastos e contratempos futuros.

 

2. Escreva um plano de negócios

 

Mesmo que você já tenha uma loja física, precisará criar um plano de negócios para vender produtos on-line. O mercado é diferente, e você deve estar preparado. Aqui estão algumas coisas a considerar antes de seguir em frente:

 

Identifique seus compradores-alvo

 

Para os empreendedores que ainda não têm uma base de clientes estabelecida, determinar seu público-alvo é uma grande parte do início de uma loja on-line. Quem são seus clientes ideais? Seja específico. Mulheres com mais de 20 anos? Homens de classe média com um amor pelo ar livre?

Fazer essa definição de maneira ampla não ajuda. Determine as qualidades que você deseja em um cliente ideal e siga em frente.

Decida quais produtos você deseja vender

 

Como você vai posicioná-los on-line de uma forma que mostre que seus produtos são melhores que seus concorrentes? Não se esqueça de destacar o problema que seu produto pode resolver para seus clientes.

 

Determine uma data de lançamento

 

Dê a si mesmo um tempo máximo para abrir sua loja on-line. Em seguida, trabalhe de trás para frente para estabelecer um prazo razoável para as tarefas que você precisa cumprir nas semanas que antecedem o grande dia.

 

Determine o seu “porquê”

 

Além do óbvio “ganhar dinheiro”, por que você quer vender coisas on-line? O que vai levá-lo a seguir em frente nos dias em que o estresse de possuir seu próprio negócio seja demais para lidar?

Simon Sinek, autor e consultor de marketing, diz em seu TED Talk: “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê de você fazer”.

Se você não sabe a razão de estar no negócio, seus clientes também não vão saber.

 

Projeções financeiras

 

Você deve considerar seus dados financeiros. Se você é uma startup novinha em folha, talvez não tenha muitas informações para divulgar, mas deseja estimar metas para seus ganhos futuros. Prepare-se com uma planilha de vendas, extrato de fluxo de caixa, análise de orçamento, etc.

 

3. Registre um nome de domínio

 

Isso pode parecer óbvio, já que estamos falando de um empreendimento on-line, mas há algumas dicas e truques que você pode aproveitar quando se trata de estabelecer sua empresa no meio digital.

Primeiro, você precisa adquirir um nome de domínio. De um modo geral, você deseja um nome que seja fácil de digitar, curto, memorável e, de preferência, incorpore palavras-chave relevantes ou sua localização específica. Gaste algum tempo pesquisando ideias e, em seguida, lance-as aos amigos e familiares para ver o que acontece.

Embora as extensões .com sejam, de longe, o final do domínio mais popular, não se limite a um .com, se isso significar sacrificar a clareza do seu nome.

Há muitas novas extensões de domínio perfeitas para o comércio eletrônico. Opções como .shop e .store informam imediatamente aos compradores que seu website possui um elemento de compra. Na agitação da internet, quanto mais rápido você puder se destacar — e ser memorável — melhor.

Vamos considerar este exemplo: digamos que você é o orgulhoso proprietário da Lush Makeup. Você vai registrar seu domínio .com e eis que ele já está sendo usado. Sem problemas. Você pode usar uma extensão diferente para realmente vender seu produto e segmentar seu público, como LushMakeup.store ou LushMakeup.shop.

 

4. Tenha um site

 

Agora que tem um nome de domínio, precisa de um website. Como você quer vender itens on-line, procure uma plataforma de criação de websites que possa processar pagamentos, exibir produtos, etc. Discutiremos as opções em detalhes abaixo. Porém, duas pioneiras no comércio eletrônico são o WordPress com o WooCommerce ou um criador de sites com funcionalidades de e-commerce.

Plataformas à parte, aqui estão alguns itens essenciais que você precisa ao operar uma loja on-line:

  • interface fácil de usar;
  • processo de checkout claro e navegação com carrinho;
  • formato compatível com dispositivos móveis e responsivo;
  • fotos de produtos de alta resolução;
  • depoimentos de clientes;
  • página de contato e FAQ;
  • um SSL;
  • múltiplas opções de pagamento;
  • métodos de envio fácil;
  • política de devolução clara e fácil de entender;
  • links para perfis sociais.

 

Ao escolher um site para o seu negócio on-line, certifique-se de incorporar esses recursos. Alguns elementos, como um SSL, podem não ser incluídos diretamente em seu pacote, mas eles ainda são vitais para sua empresa. Aproximadamente 29% dos compradores se preocupam com sua segurança on-line e um certificado SSL vai inspirar a confiança que desejam (e merecem).

 

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