Para divulgar sua marca ou empresa online, é necessário ter um website. Após o site estar pronto, é o momento de investir na divulgação.
Marketing digital é justamente isso: gerar visitas para o site através de estratégias diversas de divulgação. Existem 2 principais formas de atuar: organicamente ou pagando por clique.
Estratégias orgânicas para divulgar o site
# Otimização
A primeira ação crucial a ser implementada em um site é a otimização. A otimização também é conhecida como SEO – Search Engine Optimization.
Esse serviço consiste em executar diversas ações tanto nos códigos como no conteúdo do site a fim de torná-lo mais relevante para determinadas palavras-chaves.
Não é válido escolher 20 palavras-chave. Uma otimização mais assertiva seleciona 2 ou no máximo 3 principais palavras-chaves para reforçá-las na leitura do site como um todo pelos robôs de busca.
A otimização não garante que o site fique na primeira posição, mesmo porque nenhuma empresa ou profissional pode prometer isso.O que a otimização objetiva é melhorar a indexação do site. O que é fundamental, mesmo que não fique na primeira posição.
A otimização melhora o rankeamento do site nos resultados normais dos sites de busca. Ou seja, não é necessário pagar pelos cliques que o site receber.
# Blog e Marketing de Conteúdo
O Blog é uma ferramenta eficiente de marketing através de criação e publicação de artigos estratégicos, com objetivo de gerar visitas para o site.
A produção de conteúdo de qualidade é uma ótima forma de capturar leads e clientes.
# Redes Sociais
Além de otimizar o site, nutrir as redes sociais pode ser uma boa estratégia para ganhar alcance e ampliar os acessos ao site. O trabalho em redes sociais é voltado especialmente ao branding, ou seja, construção da reputação da marca.
As redes sociais potencializam o alcance ao público, dependendo especialmente do público a que de destina. Alguns segmentos obtêm grande vantagem competitiva quando efetuar um bom marketing digital via mídias sociais.
Estratégias patrocinadas para divulgar o site
Se por um lado é possível investir em ações orgânicas, por outro lado temos estratégias pagas para retornos mais imediatos.
# Google Adwords
Pagar por clique é uma forma de obter retorno mais imediato, divulgando seu site para um público segmentado, ou seja, gerando visitas altamente qualificadas para o site.
# Facebook Ads
Além de investir no maior buscador da web, é possível investir também em anúncios numa das maiores redes sociais de todos os tempos – o Facebook. É possível segmentar sua campanha e gerar visitas com grande potencial através de uma divulgação específica.
# Google x Facebook
No Google o clique costuma ser mais caro, o que faz sentido já que o internauta que busca no Google está no estágio de compra, ao passo que o usuário no Facebook dificilmente está buscando pelo seu produto naquele momento.
No Facebook, o visitante está em um momento de distração e as campanhas são objetos de desejo que podem despertar ou não a atenção do usuário.
No Google o seu cliente está precisando e buscando pelo seu produto/serviço naquele momento, podendo se deparar de imediato com as suas soluções.