Internet das Coisas: quais são os impactos da tecnologia no varejo?

Se antes algumas tecnologias pareciam serem todas saídas de filmes de ficção, hoje elas já fazem parte da nossa realidade e – muitas vezes – passam despercebidas.  A internet das coisas (ou IoT, da sigla em inglês) é uma das responsáveis por esses avanços.

A IoT consiste na conexão de dispositivos do cotidiano em redes como a internet. Desta forma, o mundo físico interage com o mundo virtual, proporcionando uma relação inteligente, que reduz os custos e garante uma melhor experiência. Seja para uma pessoa física ou para uma empresa.

Que ela já faz parte do nosso dia a dia, não restam dúvidas. Mas como utilizá-la e obter resultados em micro e pequenas empresas? Neste artigo, iremos demonstrar os benefícios da Internet das Coisas para a gestão e organização do seu negócio e, também, para o seu cliente. De forma que garanta uma experiência inovadora, interativa, individualizada e de maneira autônoma.

Fique atento aos seguintes pontos:

 

 

Mudança no comportamento do consumidor

 

Com as mudanças frequentes na rotina e um dia a dia cada vez mais corrido, a tendência de boa parte dos consumidores é a troca das compras em lojas físicas para lojas online. A utilização da IoT permite que o cliente conduza suas compras da forma que o convém, independente do ambiente da compra.

Ao visitar a sua loja física, por exemplo, é possível que ele tenha acesso ao mapa virtual da loja, no smartphone. Onde ele encontre as informações precisas de corredores e estoque dos produtos que deseja adquirir.  Caso fique com alguma dúvida, no mesmo app poderá verificar a descrição detalhada do item ou solicitar o auxílio de um colaborador.

E, na hora de fechar a compra, o pagamento também poderá ser fechado pelo aplicativo. Os dados colhidos desta compra, serviram para aprimorar a experiência na próxima visita. Deixando o seu atendimento cada vez mais personalizado e único.

 

 

 

Necessidade de investir em inovação

 

Sabe-se que, cedo ou tarde, a adoção da IoT será essencial para se manter no mercado e se tornar competitivo. Desta forma, o investimento em tecnologia será vital.

Uma boa conexão com a internet via WI-FI, e até mesmo via cabo, deve ser a prioridade do negócio. Tanto para atender os funcionários, como os clientes. Garantindo assim uma comunicação rápida e sem interferências que prejudiquem a experiência.

 

Aquisição de novas habilidades

 

Nós sabemos o quão empolgante é pesquisar novas tecnologias e investir em inovações. Mas tão vital quanto adquirir esses upgrades para a sua loja, é se dedicar ao investimento no seu time de colaboradores.

Afinal, com todas essas tecnologias, os membros da equipe devem receber os treinamentos necessários para executar todas as tarefas com excelência. A constância também é importante, a cada novo recurso, todos devem ser comunicados. Desta forma o trabalho é otimizado e os resultados ampliados.

 

Preocupação com segurança dos dados

 

Assim como investimento em tecnologia e time, a segurança de dados também deve ser levada com prioridade. Os dados da sua loja, como valores de vendas, lucro, estoque e os dados dos clientes, como perfil de consumo, localização e dados bancários ficarão na rede, ou seja, todo cuidado é pouco e o sistema utilizado para gestão da loja, controle de estoque e vendas, deve oferecer garantia e blindagem total aos ataques externos.

A aplicação de IoT no seu negócio, irá facilitar e tornar mais efetiva a sua administração e tarefas diárias, como controle de caixa e estoque. Além disso, essas tarefas serão aprimoradas por meio da análise de dados e o perfil do consumidor.