Como vender no Instagram — da Divulgação à Conversão

Quando se trata de começar um negócio na internet, muitos dos novos empreendedores apostam nas redes sociais como principais aliadas. Afinal, elas são um elo entre a empresa e o público. Entretanto, não são todos os que sabem, realmente, como vender no Instagram, uma das mais importantes plataformas de relacionamento do momento.

Lembrando que comercializar na internet não é somente sobre postar fotos do produto e esperar que os compradores apareçam. É preciso pensar em estratégias, técnicas e, se você realmente quer ser uma empresa profissional, contar com outras plataformas e suporte de uma estrutura mais séria e com maior credibilidade, como é o caso de um site.

Quer entender melhor como usar o Instagram a seu favor? Então continue lendo para descobrir.

Por que ter um site além das redes sociais para vender?

É claro que uma conta no Instagram vai te ajudar — e muito! — a aumentar o número de vendas. Atualmente, as redes sociais fazem parte do dia a dia dos usuários de internet, sendo que esta é uma oportunidade excelente para encontrar e captar novos clientes.

Porém, você não deve utilizar a ferramenta como seu único modo de vendas. Isso pode até parecer interessante em um primeiro momento, já que é prático, ágil e, principalmente, gratuito. Entretanto, pensando em uma empresa que, realmente, tem intenções de crescer, o site conta com mais benefícios. Alguns deles são:

Credibilidade

Falando a verdade, você confia mais em uma marca que possui uma rede social ou em uma que, além dos perfis, tem um site? Não precisa mentir, provavelmente a empresa que tem uma página passa maior credibilidade para você, sim. E é isso o que acontece com a maioria das pessoas.

Um Instagram pode facilmente conter informações falsas, além de ser mais fácil aplicar golpes por não ter tantas fontes para verificar. Não que não existam sites falsos, mas há alguns detalhes que podem garantir maior confiança — como a presença de um certificado SSL e selos de compra segura.

Alcance 

Quando você está buscando um produto ou serviço, você digita no Instagram ou no Google? Mesmo que existam alguns segmentos que tenham maior volume de busca nas hashtags da rede social, em geral, quando um usuário quer alguma coisa, seu primeiro instinto é ir na ferramenta de pesquisa.

Tendo somente uma conta no Instagram, você fica recluso apenas a quem usa a rede social. Como uma pessoa que não tem ou não faz esse tipo de busca por serviço ou produto vai te encontrar?

É por isso que, se você quer saber como vender no Instagram, precisa contar com o apoio de um site, também.

Segurança

Um site permite a criação de cópias de segurança e listas de contatos dos seus clientes. Pense da seguinte forma: você pode até ter muitos seguidores no seu perfil. Mas, se alguém te hackear, a plataforma dar algum bug ou você perder o acesso à conta, para onde vão essas pessoas? Como você consegue reconquistar a audiência?

As vendas realizadas pelo site não se sustentam pelos números de engajamento que podem facilmente ser perdidos por ataques cibernéticos.

Além disso, uma página própria também garante a segurança dos usuários. É possível adicionar camadas de proteção que impedem, por exemplo, que os dados dos clientes sejam vazados.

Plataforma para vendas 

Receber pagamentos via redes sociais é complicado. Não existe um suporte para isso e muitas das transações são realizadas na base da confiança, com transferências bancárias. Ou seja: o comprador tem que acreditar que o vendedor não vai desaparecer com o dinheiro, assim como o vendedor precisa verificar que não é um golpe.

Outro ponto a ser considerado é que esse modo de venda pode não ser acessível para muitas pessoas que não podem pagar à vista. Cartões de crédito e parcelamento, por exemplo, estão fora de cogitação.

Como vender no Instagram?

As redes sociais têm o poder de influenciar nas vendas. Certo, então como vender no Instagram e usar a influência da plataforma para aumentar as visitas e conversões no seu site? Existem três estratégias principais para fazer isso:

  • criar conteúdos relevantes;
  • manter um relacionamento com o público;
  • oferecer promoções exclusivas.

Vamos lá?

Criar conteúdos relevantes

A criação de conteúdo nas redes sociais se tornou extremamente importante. Por isso, ao invés de simplesmente divulgar seus produtos nas publicações, faça um esforço para fornecer informações relevantes sobre o universo temático que interessa os seus seguidores.

Por exemplo: se você é uma loja de roupas, fazer posts sobre dicas de combinação de peças, moda por estação, cores que são tendência, entre outras coisas, vai tornar a sua marca muito mais relevante entre as pessoas que te acompanham.

O seu público passará a ver maior valor na marca, pois você será não apenas uma loja, mas também uma ótima fonte de informação. Além disso, muitos podem chegar ao seu perfil querendo apenas ficar por dentro de novidades de moda, mas há a possibilidade de que eles comecem a ver valor, também, nos produtos.

Manter um relacionamento com o público

Na era das redes sociais, os usuários querem sentir que são vistos, compreendidos e tratados como pessoas. Mais do que isso, querem enxergar em uma empresa traços de humanidade, que ela não é uma entidade que coloca robôs para trabalhar.

Portanto, se você quer saber como vender no Instagram, uma dica primordial é criar um bom relacionamento com seu público.

Em seus posts, faça perguntas e encoraje os comentários. Depois, responda-os e gere essa interação. Também aproveite para criar um espaço para que eles possam sanar dúvidas e deixar suas críticas e sugestões.

Oferecer promoções exclusivas

As pessoas te seguirem porque você faz um conteúdo bacana não significa que elas irão, necessariamente, comprar, certo? Então, o que é preciso fazer para dar um “empurrão” e aprender como vender no Instagram?

Uma dica interessante é criar promoções exclusivas para esse público. Crie cupons divulgados apenas por este canal ou, ainda, ofereça uma condição especial para os primeiros que comentarem. Isso vai ativar o gatilho de urgência, além de aumentar a sensação de exclusividade.