Como analisar suas páginas e entender a performance do seu site

São muitas as formas de avaliar a eficiência de um site. Afinal, tudo depende de qual objetivo quer atingir quem a criou. No Marketing Digital, o mais comum é analisarmos a performance em termos de atração de tráfego e taxa de conversão.

Nesse caso, a análise combina duas siglas em inglês que você certamente já viu por aí: SEO e CRO. A primeira quer dizer Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português. A outra é Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Conversão.

Como dá para notar, o segredo está na otimização. Ou seja, é possível trabalhar alguns pontos específicos para que o site da sua empresa — ou páginas específicas dentro do seu domínio — tenha um ótimo desempenho em atração e conversão.

 

Como melhorar perfomance do seu Site

 

4 fatores de performance e conversão para avaliar em seu site

 

1. Persuasão

A persuasão é fundamental, principalmente, em Landing Pages. Principalmente, mas não somente. Toda página tem algum objetivo, ou seja, pretende que o usuário realize alguma ação, mesmo que seja apenas lê-la. Porém, vale reforçar: em Landing Pages, é fun-da-men-tal. Ok?

Aliás, a persuasão é o elemento que guia as ações de CRO. O output mais relevante das ações de Marketing Digital é a geração de tráfego em Leads. Assim, a oferta da sua página precisa ser compreendida rapidamente, contendo um CTA (Call-to-Action) destacado.

Veja os itens que podem ser otimizados:

  • Possuir um título visível e claro
  • Entender a oferta da sua página rapidamente
  • Visualizar um botão de conversão (CTA) na primeira parte da página
  • Focar em apenas uma ação do usuário
  • Exibir demonstrações visuais da oferta
  • Conter elementos de prova social

2. SEO

 

SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como objetivo o aumento do tráfego e do desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até YouTube.

Ficou claro, então deve ser bem simples subir no ranking do Google, né? Nem tanto…

Bem, o próprio Google admite que são mais de 200 os fatores de rankeamento levados em consideração. Assim, SEO é um trabalho constante, detalhado e, sim, cansativo.

Seguem abaixo 4 itens bem relevantes:

  • Possuir uma title tag
  • A title tag ter um tamanho adequado
  • Ter uma meta description
  • A página ser em HTTPS

3. Responsividade



Uma página é responsiva quando se adapta a todos os dispositivos: desktop, smartphone ou tablet. Essa funcionalidade é fundamental para que ela seja amigável para os visitantes, independentemente da forma como eles cheguem.

Isso é particularmente relevante em se tratando de smartphones e tablets. O Google diz que há 61% de chances de uma pessoa desistir de um site inadequado para o dispositivo de acesso. Com o mobile-first index, o Google classifica os sites pelo conteúdo exibido em dispositivos móveis, e não mais em desktops.

Acesse seu site no seu celular, que já dá para ter uma boa ideia se está legal. Mas, para ter uma avaliação concreta, a ferramenta da RD e da Supersonic vai te dizer se a sua página está preparada para dispositivos móveis.

 

4. Velocidade



Lentidão no carregamento da página é a senha para o usuário desistir, não é mesmo? Mais precisamente, pesquisas indicam que se levar mais de 3 segundos, 40% das pessoas vão sair e buscar uma alternativa.

Os motivos para essa lentidão podem ser vários, desde os mais simples de resolver — como uma imagem muito grande — até coisas extremamente complexas. Quer dizer, se você é desenvolvedor talvez não ache tão difícil assim e está rindo de mim neste momento.De qualquer forma, veja alguns itens essenciais a serem checados quando falamos em velocidade de sites:

  • Tempo de carregamento adequado
  • Otimização de imagens
  • Usar JavaScript e CSS de bloqueio para renderização para otimizar seu carregamento
  • Compactar o arquivo HTML
  • Compactar o arquivo JavaScript
  • Usar CDN para otimizar o tempo de carregamento
  • Compactar o CSS

 

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