Plataforma que busca estreitar as relações entre empresa e clientes, o “Google Meu Negócio” permite, através de ferramentas do Google, que você empreendedor divulgue seu negócio de maneira mais fácil, conseguindo um alcance e interação direta com o público alvo de sua empresa.
Segmentos como lojas, restaurantes, bares, salões de beleza, hotéis, spas e uma infinidade de outros negócios podem aproveitar o serviço, que reúne também dados e informações pelo Google + e Google Maps. De maneira resumida, o “Google Meu Negócio” é a junção de todas as ferramentas que o Google disponibiliza para você promover sua empresa. E tenha sempre em mente uma informação muito importante: é de graça! Sim, todos os usuários do Google ali, à sua espera, de graça!
Se você ainda não conhece a plataforma (Opa, você está perdendo tempo!), o próprio Google te ajuda com o passo a passo para começar. Aqui, vamos apresentar dicas poderosas para você, que já usa a ferramenta, explorá-la ao máximo e dar um gás nos negócios. Vamos lá!
Dica 1 – Verifique se seus dados estão corretos.
Você pode achar muito óbvio, mas não é raro que as pessoas esqueçam de anotar mudanças de telefone ou endereço. Então, veja o check-list:
- Telefone
- Endereço
- Horário de funcionamento
- Forma de pagamento
- Alguma outra mudança
Dica 2 – É a sua imagem, cuide dela!
Dê uma olhada nas fotos e diga com toda sinceridade: elas refletem o seu negócio? Será que não vale usar versões em alta resolução? Pode ter certeza de que o resultado será bem melhor! Considere também eventuais mudanças no layout do estabelecimento, e até mesmo de produtos. Alterou fisicamente, precisa mudar no digital também.
Lembre-se que usar banco de imagens é válido, desde que a foto reproduza ao menos uma parte da realidade. Seu cliente pode não gostar de ver um hamburger super apetitoso na internet e encontrar uma versão diferente ao vivo. Quem assistiu a “Um dia de fúria” sabe do que eu estou falando.
Avalie a possibilidade de contratar um fotógrafo certificado pelo Google para fotos do interior de seu negócio para o Street View. (Sim, isso é possível e o resultado é incrível!)
Dica 3 – Seja específico
Se você faz o melhor bolo de cenoura do mundo, adivinhe o que é melhor usar para descrever o seu negócio? Muita gente usa termos genéricos, porque acha que assim consegue ‘abraçar’ muito mais usuários, mas isso é um erro! Se você faz ‘bolos’, não diga que faz ‘doces’, porque não reflete a sua empresa.
Dica 4 – Direcione seu público
Não basta cadastrar-se e pronto, achar que seu trabalho com o Google está concluído. Explore o Google Meu Negócio de forma estratégica! Se sua empresa tem horários menos concorridos, por exemplo, use o Google Adwords para que os anúncios saiam nestes horários.
Dica 5 – Incentive o relacionamento
Uma das grandes sacadas do Google Meu Negócio é, sem dúvida, a exibição de comentários sobre o seu negócio. Então, ajude seus clientes a promover seu estabelecimento. Incentive as avaliações, check-ins e fotos. Tudo isso contribui – e muito – para aumentar a visibilidade de sua marca. E se por acaso você tiver algum comentário negativo, entre em contato imediatamente com o cliente para verificar o que ocorreu. Muitas vezes, nesses casos, o cliente publica novamente a solução do caso e o que poderia ser um problema vira ponto positivo para a sua empresa.
Dica extra e mais importante
Lembre-se: você está relacionando-se com seus clientes num ambiente em que milhões de pessoas interagem umas com as outras. Mais do que em qualquer outro lugar, no digital a transparência vale ouro! Errou, assuma o erro, peça desculpas, resolva o problema e siga em frente.