💪 🔝 Emoji: Aumente o CTR (Taxa de Cliques) em Seu Site

emojis

No início de 2017 o Google divulgou um comunicado que voltaria a exibir os Emojis em seus SERP, tanto para pesquisas mobile quento para desktops.

SERP É A SIGLA EM INGLÊS PARA SEARCH ENGINE RESULTS PAGE, OU “PÁGINA DE RESULTADOS” EM PORTUGUÊS. SERP É UM TERMO TÉCNICO PARA REPRESENTAR AS PÁGINAS QUE EXIBEM OS RESULTADOS EM UMA BUSCA NA INTERNET.

Para fazer o teste, basta você realizar uma pesquisa simples como Emoji no Google e você verá algo como:
Google Emoji

Mas, por que o Google decidiu fazer esta mudança agora, contrariando sua decisão de 2015 que removia os Emojis dos resultados de sua busca?

Vamos lá, nosso cérebro processa uma informação visual 60.000 vezes mais rápido que textos. Fora que uma imagem é mais instintiva, e por muitas vezes não precisa de uma tradução, podendo ser empregada para a mesma colocação em diversos idiomas diferentes. como: 🍔 ⚽ 💻

ALÉM DE SER MUITO MAIS DIVERTIDO 😆

Mas não foi o fator fofura que fez o Google voltar atrás da decisão tomada em 2015. Monitorando muitas marcas globais com grande presença digital, principalmente mobile, seus engenheiros constataram que houve um decréscimo na taxa de cliques “CTR” desde que os emojis pararam de ser exibidos.

Segundo um estudo divulgado este ano, através de uma ferramenta de testes A/B, foi constatado que os aplicativos que tinham em sua descrição emojis, tiveram uma diferença de até 25% a mais de downloads que anúncios contendo textos simples.

emoji app

Como utilizar os Emojis em meu Site?

A técnica de utilizar os emojis em seu conteúdo é mais simples do que você pode imaginar.

– Entre no site http://emojipedia.org, procure pelo emoji que mais se identifica ao seu conteúdo.
– Selecione ele com o mouse, copie (Ctrl+C) e cole (Ctrl+V) no local desejado.

Não é o Emoji que vai fazer seu posicionamento melhorar

Como vimos até agora, a simples inclusão de um elemento gráfico fará com que seu conteúdo se destaque dos demais, como um lindo e brilhante botão vermelho piscando, que você luta com todas as forças para não clicar.

Também, não adianta lotar suas postagens com emojis e esperar que o posicionamento de seu site no Google melhore. O que está ajudando os sites que optaram por usar esta técnica é um dos vários fatores de indexação do Google, o CTR.

Basicamente, para o Google, se um link é clicado muitas vezes e a taxa de rejeição desta página é baixa, significa que a chance dele possuir um conteúdo mais qualificado para aquele termo de pesquisa é alta. Logo ele (Google) apresenta este resultado cada vez melhor posicionado com relação aos seus concorrentes de SERP.

Voltamos ao bom e velho marketing, onde ter somente o melhor produto já não basta. Temos que utilizar métodos para fazer com que o público cada vez mais interaja com nosso conteúdo.

Emoji CRT