Todos nós temos um conjunto de características únicos, que vai desde o nome até os aspectos físicos,que nos definem e nos fazem ser lembrados pelos outros. O cérebro humano funciona através de associações, por exemplo, ao pensar em maçã, você deve logo se lembrar da Apple. Ao ver algo de cor amarelo e vermelho pode lhe recordar o McDonalds.
Ou então quando você ouve uma frase que seu amigo vive dizendo, você lembra dele. Somos feitos de imagens que são associadas com outros aspectos. Uma identidade não é importante apenas para nós mesmos, mas também para a nossa marca.
Identidade visual é um conjunto de aspectos gráficos e visuais com o intuito de comunicar ao público o conceito e valores de uma marca. A sua identidade visual pode estar presente em alguns aspectos, como por exemplo:
Digitais:
- Seu site;
- Foto de perfil e capa de redes sociais (Facebook, Instagram, etc );
- Assinatura de Email;
- Foto de perfil do whatsapp;
- Catálogo digital;
- Anúncios online ou em rádio.
Físicos:
- Cartão de Visita;
- Revistas;
- Camisetas;
- Adesivos;
- Canetas;
- Sacolas;
- Papel Timbrado;
- Folder;
- Flyer;
- Embalagens;
- Fachada;
- Envelope;
- Outdoor;
- Uniformes;
- Cores do prédio.
Em geral, você pode demonstrar sua identidade visual de várias formas, o importante é que ela seja consistente e igual em todos os meios que você usar para expressá-la, para sempre reforçar a mesma ideia.
Como a identidade visual pode ajuda a minha loja?
Como falamos acima, ser lembrado é tudo. O que seria da Apple sem a maçã?
A identidade visual é firmada através de processos psicológicos de repetição e fixa a sua marca junto de todas as associações que vêm com ela. Além disso, uma identidade visual gera credibilidade e torna algo uma referência. Afinal, se a sua loja é lembrada, o consumidor ganha confiança no nome que sua marca traz.
A Identidade visual é um processo que ajuda o cliente na tomada de decisão. Imagine se a Coca-cola não tivesse a sua identidade visual definida? Certamente ia se perder nas prateleiras de mercado em meio a tantas outras marcas de refrigerante. Porém quando você vê uma embalagem com fundo vermelho e texto branco, você sabe que é Coca-cola e nenhum outro. A identidade visual faz a sua loja ser a sua loja – destaca a sua marca em meio às outras e chama atenção do público.
Como criar uma identidade visual?
Não há um tutorial ou passa a passo que irá definir perfeitamente a mensagem que a sua marca quer trazer para o público, pois a sua marca tem que ser única, da mesma forma o processo para criá-la.
Nenhuma outra loja tem o mesmo público, produto, forma de vender e atender que a sua, portanto você precisa encontrar métodos de criar elementos que transmitam o que a sua marca é. O segredo é você para e pensar “Eu quero que a minha loja seja lembrada pelo que?”.
Confira abaixo algumas formas de te ajudar a responder essa pergunta:
1. Monte um briefing
O briefing é um documento muito utilizado por agências de comunicação e de marketing e consiste, basicamente, em um questionário que deve ser respondido, levantando pontos importantes para a empresa que devem ser levados em conta no momento da criação de uma identidade visual.
É fundamental que sejam definidas informações como: por que a empresa precisa de uma identidade visual (demonstrar requinte, modernidade, posicionamento de mercado?); como são seus produtos e serviços; quais são os seus diferenciais; qual o seu público (idade, sexo, classe social); quais cores devem ser evitadas; palavras que definem a empresa e qual o orçamento disponível.
2.Faça um brainstorming
Apesar do nome complicado, o brainstorming consiste em uma reunião em que várias pessoas se unem para ter ideias do que pode ser feito. Nesse momento, é importante que não existam preconceitos e prejulgamentos sobre as ideias — afinal, todas são válidas.
É importante que esteja bem claro para todos os participantes os objetivos definidos no briefing e as possíveis soluções já pensadas.
3.Defina os elementos, cores e fontes
Após coletar todas as ideias, é hora de começar a moldar a sua identidade visual. Se o objetivo é montar uma identidade mais tradicional, é aconselhável a utilização de fontes (tipo de letra) com serifas e cores mais frias, como o cinza e o azul.
Por isso é tão importante ter a definição dos públicos da empresa no briefing: afinal, se eles forem mais jovens, fontes arredondadas e cores mais fortes, como vermelho, laranja e preto, irão gerar maior aceitação desse público.
Ao selecionar as cores de sua identidade, pesquise o significado de cada uma e busque criar motivos coerentes para que elas sejam utilizadas em sua identidade.
Além das cores e fonte, sua identidade visual pode agregar elementos variados. Mas tenha cuidado! O excesso de elementos pode acabar atrapalhando o entendimento que se deseja passar com sua identidade visual.
4. Procure um designer
Mesmo que você já tenha tudo rabiscado, é fundamental que se contrate um designer (ou uma agência) para montarem sua identidade de forma profissional. Nessa etapa, muitos cometem o erro de pedirem para algum conhecido ou familiar que sabe mexer em programas de edição gráfica, como o Photoshop ou o Illustrator, para montarem.
Lembre-se: é a imagem de sua empresa que está em jogo. Como você poderá passar a ideia de responsabilidade e cuidado, se seu logo contém erros de português ou está totalmente desalinhado?
5. Teste as possibilidades
Sempre faça, pelo menos, mais uma opção de logotipo e teste sua aplicação em todos os tipos de materiais que você irá utilizar — como cartões de visita, fachada da loja, Facebook e aplicações em branco e preto, por exemplo.
Sua decisão deverá ser baseada na funcionalidade de sua marca, e não apenas no ”eu achei bonito”, pois uma identidade visual com muitos efeitos de transição de cores, por exemplo, não terá uma boa aplicação em branco e preto.