marketing digital

 

Uma das dificuldades que as empresas têm para usar a Internet como canal efetivo de Marketing é entender a complexidade das várias possibilidades do Marketing Digital. São tantos canais, redes e ferramentas que acaba sendo difícil entender o sistema como um todo.

Na verdade, compreender o Marketing online não é tão difícil assim. É como aquela metáfora: fica difícil ver a “floresta” olhando só para as “árvores” de perto. Para ajudar nessa missão de “ver o todo”, criamos um modelo simples que representa o que qualquer pessoa ou equipe responsável por Marketing deve se preocupar para gerar resultados na Internet. São cinco tarefas básicas:

 

 

(Depois de criarmos o modelo, percebemos que ele forma o acrônimo MARCA. Assim fica um pouco mais fácil de lembrar quais são as cinco tarefas do Marketing Digital)

Monitorar

As conversas e o marketing boca a boca sobre as marcas sempre aconteceram (para o bem e para o mal), mas na Internet é possível acompanhar o que as pessoas estão falando sobre a empresa e seus produtos e, caso necessário, agir adequadamente. Com o uso inteligente do monitoramento, também é possível descobrir pessoas que demonstram interesse no tema do seu negócio e interagir “ao vivo” com elas. Além disso, a Internet é um excelente meio para acompanhar as principais mudanças na sua indústria e os novos passos dos seus concorrentes, trazendo inteligência competitiva para a empresa.

Atrair

O primeiro grande passo para gerar resultados com o Marketing Digital é trazer visitantes para o seu site (ou comunidades/perfis nas mídias sociais). Há três maneiras principais de se fazer isso: (1) produzindo conteúdo relevante para seu público-alvo, (2) otimizando o seu site para melhorar sua colocação no Google e outras ferramentas de busca – prática conhecida como SEO – e (3) comprando mídia (anúncios) no próprio Google ou em outros sites que são visitados pelos seus potenciais clientes. Se bem equilibradas, essas atividades garantem um ótimo retorno sobre investimento em atração de clientes no curto e no longo prazo.

Relacionar

Para a grande maioria dos negócios, não é exatamente na primeira visita ao site que o potencial cliente toma a decisão de comprar o seu produto ou serviço. O Marketing Digital permite que a empresa retenha esse visitante, se mantenha próxima dele e aos poucos vá gerando credibilidade e abrindo portas para o negócio se concretizar. Para isso, é importante estabelecer os canais e as práticas para se fazer esse relacionamento com os clientes (tanto potenciais quanto atuais).

Converter

Acima de tudo, o Marketing Digital deve ser visto como uma forma eficiente de gerar resultados ($$) para a empresa. Ao longo do tempo, é preciso converter esses visitantes do site em clientes ou em oportunidades claras de negócio. Ao contrário das mídias tradicionais, na Internet há uma série de formas de conduzir o cliente para uma ação desejada, tais como entrar em contato com a Central de Atendimento, deixar informações de contato para que a equipe de vendas possa ajudá-lo ou até mesmo a compra direta do produto ou serviço no próprio site.

Analisar

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital se comparado às mídias tradicionais é a possibilidade de medir os resultados em detalhes. Mais do que isso, é possível identificar as ações que têm dado resultado e assim ir constantemente melhorando o Retorno sobre Investimento (ROI), cortando o que não dá resultado e aumentando os recursos onde o retorno é positivo.

Em linhas gerais, essas são as atividades principais que qualquer empresa deve fazer na Internet. Para quem ainda não está familiarizado, o ideal é começar de forma simples, mantendo um equilíbrio nessas cinco tarefas e investindo pouco a pouco para se aprofundar e conhecer melhor as técnicas de cada uma. Aos poucos aqui no blog iremos “descascando” cada uma dessas camadas e ajudaremos nessa missão.

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