Como vender pela Internet? Como vender mais? Como ter uma explosão de acessos na loja? Sim, todos que possuem um e-commerce querem isso e muito mais.
Lojas Virtuais são oportunidades cada vez mais lucrativas para quem empreende e sabe que a Internet é uma das maiores molas propulsoras de negócios.
Não basta ter uma loja virtual. É necessário uma boa plataforma e, principalmente, ser estratégico em sua divulgação. Como fazer isso?
Trouxemos um resumo geral para derrubar mitos e te mostrar verdadeiramente quais são as principais opções que você tem hoje!
Segmentos famosos no E-commerce
Praticamente qualquer produto pode ser comercializado na Internet.
O que é necessário avaliar são as especificidades de entrega do seu produto. Se isso não puder ser feito de forma automática através de um e-commerce, talvez seja mais interessante a criação de um site para captação do contato e negociação até evoluir para uma venda.
Isso é comum em vendas mais complexas ou altamente específicas (produtos sob medida, por exemplo)
Mas, de modo geral, há alguns mercados com muita procura e que não demandam recursos mais sofisticados.
Moda, Beleza e Estética
Alguns segmentos, em especial, encontram ainda mais oportunidades na web pois mercados como moda, estética e beleza costumam estar sempre em alta, além de encontrarem uma enorme vantagem no marketing digital.
Especialmente no cenário nacional, existe não apenas uma demanda contínua por tais produtos – seja pelo aspecto cultural, seja sócio-econômico – como também há um diálogo entre as marcas e os canais digitais consumidos assiduamente pelo público.
Influenciadores, Redes Sociais, Blogs, Youtube, Anúncios e outras modalidades de divulgação participam cada vez mais do processo de compra, levando empreendedores do ramo a se posicionarem estrategicamente para alavancar os seus negócios.
Ninguém duvida que o forte apelo visual das mídias sociais é uma mina de ouro para divulgação das marcas através de influenciadores digitais. Estudos sobre o comportamento do consumidor digital explicam a relação entre mídias e o impacto nas vendas das marcas.
Como impulsionar as Vendas
A internet oferece diversas formas de marcar presença e conquistar mais clientes para o seu negócio.
Você pode atuar organicamente ou investindo em anúncios.
Orgânico x Pago
Investir organicamente é criar suas contas nas redes sociais , publicar conteúdos, cadastrar seu site/loja virtual nos buscadores, alimentar um blog e esperar todas essas ações indexarem. Poderão surgir alguns contatos, mas será necessário muito fôlego pois isso não acontece de uma hora para outra.
Investindo em anúncios você conquista visitas imediatas. Aumentando suas vendas, seu negócio ganha mais força no curto prazo. Você não deve focar apenas nisso, as 2 estratégias são complementares.
Qual estratégia utilizar para aumentar as vendas da loja?
Combine preferencialmente estratégias orgânicas com pagas.
Se você investir apenas no orgânico, precisará de muito mais tempo para conquistar visibilidade. Precisará de muito fôlego e nem todo negócio pode investir continuamente uma verba expressiva para colher resultados apenas no longo prazo.
Se investir apenas em anúncios, perderá oportunidades de aumentar muito a sua lucratividade no médio/longo prazo, fora que não é saudável depositar os ovos em apenas uma cesta. Seus anúncios podem ser bloqueados, ferramentas de anúncios podem mudar as regras, sua conta pode sofrer alguma penalidade, dentre outros riscos.
Como vender pela Internet organicamente?
Quais ações de marketing executar para gerar visitas orgânicas na sua loja virtual?
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Basicamente, você não só pode como deve otimizar sempre a sua loja, investir no marketing de conteúdo através de blog e redes sociais.
Otimizando a sua Loja Virtual
Existe 2 frentes a serem trabalhadas na otimização da loja: On-Page e Off-Page.
Otimização On-Page
On-Page são as ações implementadas na própria loja. Isso vale para o código fonte e para o conteúdo da loja.
Não vamos nos aprofundar aqui em técnicas de seo pois esse não é bem o propósito.
O que você deve se atentar é que a loja pode ser configurada para performar da melhor forma possível no Google, considerando o desenvolvimento e o conteúdo.
No âmbito do desenvolvimento web, alguns fatores precisam ser verificados, tais como: o tempo de carregamento, configuração do cash para navegadores, definir o robot.txt, urls amigáveis, velocidade do site, estruturação dos links internos, dentre outros.
No âmbito do conteúdo do conteúdo, a dica é produza o melhor conteúdo possível para cada página de produto. Fuja do famoso “control c, control v” dos catálogos dos fabricantes.
Centenas de milhares de outros sites que comercializam o mesmo produto já usaram ou usam essas descrições. Se você também fizer isso, será só mais 1 página em 1 milhão de outras iguais.
Otimização Off Page
Aqui o assunto é link building.
Os principais fatores de posicionamento estão ligados ao conteúdo e á quantidade de links relevantes apontando para a sua loja.
Quanto mais links conquistar para o seu ecommerce, maior a “pontuação” dele nos sistemas de busca.
Desenvolvimento e Nutrição de Blog
Você consegue vender pela internet através do Blog. Entenda como:
Adicionar um blog interno na sua loja virtual é a melhor forma de vincular conteúdo ao seu ecommerce. Quanto mais conteúdo de qualidade, mais relevância para o seu domínio.
Publicar artigos solucionando problemas e dúvidas do seu público é uma das formas mais eficientes de aproximá-lo ao seu negócio.
Além disso, é mais fácil conquistar posicionamento para um grupo de palavras-chaves do que para uma palavra-chave específica. Quanto mais específico, mais assertivo.
Redes Sociais
Você também consegue vender pela internet, direta ou indiretamente, através das Redes Sociais.
Engaje o seu público com a sua marca através das redes sociais.
Criar perfis, personalizar com a sua identidade visual e publicar conteúdos são ações que não são cobradas pelas redes.
Você até pode contratar profissionais para nutri-las de forma consistente e profissional, mas o ato de ativar as contas não gera custos, por enquanto.
Como vender pela Internet Patrocinadamente?
Agora para conquistar visitas imediatas, não tem fórmula mágica.
Invista em mídia.
Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads, Instagran Ads, Bing Ads…todos esses canais de tráfego mais que expressivo possibilitam anunciar de forma qualificada.
Você pode segmentar seu público e determinar que região/perfil deseja atingir.
Precisa de uma consultoria especializada neste assunto? Contate-nos!